Visita a centro de treinamento para cães-guias sensibiliza sobre acessibilidade e inclusão

  • Categoria do post:Outros

Visita a centro de treinamento para cães-guias sensibiliza sobre acessibilidade e inclusão

anasiqueira

Seg, 30/09/2024 – 18:24

Visita a centro de treinamento para cães-guias sensibiliza sobre acessibilidade e inclusão
Conteúdo da Notícia

Na sexta-feira, 27/9, um grupo de desembargadores, juízes e servidores visitou o centro de treinamento para cães-guias e cães de assistência do Instituto Adimax, em Salto de Pirapora, interior de São Paulo. Organizada pela Escola Judicial em parceria com o Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, coordenado pela desembargadora Rita de Cássia Scagliusi do Carmo, a atividade contou com a participação dos desembargadores João Batista Martins César e Adriene Sidnei de Moura David, dos juízes Ronaldo Oliveira Siandela (titular da Vara do Trabalho de Piedade) e Paulo Eduardo Belloti (titular da 1ª Vara do Trabalho de Sorocaba), da assessora de Acessibilidade, Diversidade e Inclusão do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Ekaterini Sofoulis Hadjirallis Morita e de Marcelo Pires, da empresa Consolidar – Diversidade e Inclusão.

#ParaTodosVerem: magistrada com olhos vendados anda por um circuito com a ajuda de um cão-guia e um instrutor.

O dia de visitação foi uma oportunidade para os integrantes do Judiciário Trabalhista conhecerem o trabalho social realizado pelo Adimax, uma instituição sem fins lucrativos que promove a inclusão social e o bem-estar animal. “Todos os programas sociais do nosso Instituto são voltados para o propósito de amparar idosos carentes, pessoas e animais com deficiência”, explica o diretor-geral do instituto, Thiago Pereira, na apresentação que inaugurou o roteiro do dia.

 

Na instituição, cães da raça labrador são treinados para atuarem como guias de deficientes visuais ou como assistentes para crianças autistas e idosos. Os participantes fizeram uma visita monitorada às instalações do centro de treinamento, onde também puderam interagir com os animais.

O roteiro priorizou atividades de conscientização. Em uma delas, para passar pelo “Túnel Sensorial”, os participantes vendaram seus olhos e percorreram um pequeno corredor com obstáculos pelo trajeto. Do outro lado, funcionários com deficiência visual aguardavam o grupo para uma conversa de sensibilização.  

Ao final da visita, a desembargadora Rita Scagliusi interagiu com os participantes, chamando a atenção para a necessidade de engajamento. “A sociedade precisa se modificar e se abrir para a temática da acessibilidade e inclusão, que é urgente”, afirmou.

Unidade Responsável:
Comunicação Social
Seg, 30/09/2024 – 18:24