TRT-15 comemora 80 Anos da 1ª Vara do Trabalho de Campinas com mostra histórica

  • Categoria do post:Outros

TRT-15 comemora 80 Anos da 1ª Vara do Trabalho de Campinas com mostra histórica

marianaaassuncao

Sex, 18/10/2024 – 12:45

TRT-15 comemora 80 Anos da 1ª Vara do Trabalho de Campinas com mostra histórica
Conteúdo da Notícia

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, inaugurou nesta quarta-feira, 16/10, no Fórum Trabalhista de Campinas, uma mostra histórica para celebrar os 80 anos da 1ª Vara do Trabalho de  do município  (antiga Junta de Conciliação e Julgamento). Também participaram do evento o diretor do FT e juiz titular da 1ª VT, Carlos Eduardo Oliveira Dias, o presidente da Comissão de Relacionamento da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo com o TRT-15, Ricardo Ortiz Camargo, e a coordenadora do Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC) do TRT-15, Cristina Paula Pera.

#ParaTodosVerem: o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, posa para foto ao lado de magistrados e servidores do Tribunal.

#ParaTodosVerem:o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, fala no púlpito.

Promovida pelo CMAC, a mostra histórica recebeu a colaboração de diversas instituições, incluindo o Centro de Memória da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Museu da Imagem e Som e o Museu Musical, ambos de Campinas. O Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) também disponibilizou representações digitais do acervo, como documentos do juiz Abraão Blay, o primeiro juiz-presidente da 1ª JCJ de Campinas. Nas palavras do presidente Samuel Hugo Lima, “a iniciativa constitui uma fonte de conhecimento e um tributo a todos que ajudaram a consolidar a Justiça do Trabalho em Campinas.” 

A inauguração foi também uma ocasião para relembrar alguns momentos da história da Justiça do Trabalho no interior paulista. Como destacou o presidente do Tribunal, o primeiro processo recebido pela 1ª Junta de Conciliação e Julgamento de Campinas envolvia um caso de assédio moral (termo ainda não utilizado na época), “o que ressalta a importância da Justiça do Trabalho para mediar conflitos e garantir direitos fundamentais”.

#ParaTodosVerem:o juiz Carlos Eduardo fala no púlpito.

O juiz Carlos Eduardo relembrou alguns momentos que marcaram sua estreita relação com o TRT-15, onde iniciou sua carreira profissional, ainda como servidor, na 1ª JCJ. Já como magistrado, retornou à unidade, onde atualmente ocupa o cargo de juiz titular da agora denominada 1ª Vara do Trabalho de Campinas. 

#ParaTodosVerem: Ricardo Ortiz, representante da OAB/SP fala no púlpito.

Ricardo Ortiz, representante da OAB/SP, destacou o papel da Justiça do Trabalho como instrumento de inclusão social no Brasil. Para o advogado, a JT “é fundamental na proteção do ser humano contra a exploração do trabalho, garantindo que ele tenha qualidade de vida e possa progredir socialmente”. A servidora Cristina Pera agradeceu pela oportunidade de organizar a apresentação cultural. 

Cerca de 40 pessoas prestigiaram o vernissage, entre elas, as juízas auxiliares da Presidência,  Lúcia Zimmermann (titular da 6ª VT de Campinas) e Daniela Macia Ferraz Giannini (titular da 4ª VT de Campinas), a magistrada Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti (titular da 3ª VT de Campinas), uma das curadoras do Espaço Cultural do TRT-15 Eurico Cruz Neto,  o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Nei Messias Vieira, e o diretor de Formação e Política Sindical do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Sindiquinze), Joaquim José Teixeira Castrillon.

A exposição

Os visitantes podem interagir com dois painéis físicos e uma exposição virtual disponível em tela sensível ao toque, onde encontrarão dados sobre a criação da junta, antigos endereços, imagens históricas das ruas e informações sobre a trajetória administrativa e judicial da 1ª VT de Campinas.  Integram a mostra a fotografia de Neide de Sá, a primeira juíza presidente da 1ª Junta do Trabalho de Campinas, acompanhada de uma biografia e uma reprodução da capa do primeiro processo da Junta. 

A mostra, que busca ser fonte de informação e um tributo à trajetória da justiça trabalhista na região, é gratuita e aberta a todos que desejam conhecer mais sobre a história judicial de Campinas.

Serviço: Mostra Histórica – 80 anos da Justiça do Trabalho em Campinas
Onde: Fórum Trabalhista de Campinas
Av. José de Souza Campos, 422, Nova Campinas
Quando: abertura dia 16/10, às 9 horas. 
Segunda à sexta, das 8 às 16 horas.
Entrada gratuita.

Unidade Responsável:
Comunicação Social
Sex, 18/10/2024 – 12:45