Tomam posse no TRT-15 os 17 juízes do II Procedimento Unificado de Remoção

  • Categoria do post:Outros

Tomam posse no TRT-15 os 17 juízes do II Procedimento Unificado de Remoção

marianaaassuncao

Sex, 12/07/2024 – 20:48

Tomam posse no TRT-15 os 17 juízes do II Procedimento Unificado de Remoção
Conteúdo da Notícia

Plenário e auditório repletos para a cerimônia de posse de 17 novos juízes no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, que assumem vaga em decorrência do resultado do “II Procedimento Unificado de Remoção Nacional de Magistrados entre Tribunais Regionais do Trabalho”. Desembargadores, juízes, membros do Ministério Público do Trabalho, autoridades, familiares e convidados prestigiaram a cerimônia, realizada de forma híbrida (seis magistrados tomaram posse telepresencialmente), e que foi conduzida pelo presidente da Corte, desembargador Samuel Hugo Lima, nesta sexta-feira, 12 de julho. Os magistrados empossados são oriundos de outros Tribunais Trabalhistas, especialmente dos TRTs 2 (SP), 8 (PA/AP), 14 (RO/AC) e 23 (MT).

Na Mesa Alta, tomaram assento ao lado do presidente Samuel Hugo Lima, a vice-presidente administrativa do TRT-2, desembargadora Maria Elizabeth Mostardo Nunes, o vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, Ronaldo José de Lira, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), Sérgio Polastro Ribeiro, e o presidente da Comissão Especial de Relacionamento da OAB/SP com o TRT-15, Ricardo Ortiz de Camargo. Entre os desembargadores presentes, José Otávio de Souza Ferreira e João Alberto Alves Machado, respectivamente os vice-presidentes administrativo e judicial da 15ª, o vice-diretor da Escola Judicial, desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, e os desembargadores Luciane Storer, Ricardo Regis Laraia, João Batista da Silva, Renato Henry Sant’Anna, Adriene Sidnei de Moura David, Rita de Cássia Scagliusi do Carmo e Marcelo Magalhães Rufino. 

O presidente da Comissão de Relacionamento da OAB/SP com o TRT-15, Ricardo Ortiz, saudou os novos magistrados empossados com votos de muito sucesso na nova etapa da carreira neste tribunal, o qual, segundo afirmou, “saberão certamente honrar”. Ortiz ressaltou também a grandeza do Tribunal da 15ª e seus desembargadores no cenário da Justiça do Trabalho.

O presidente da Amatra XV, Sérgio Polastro, ressaltou o papel da família dos magistrados como principal rede de apoio na carreira da magistratura, uma carreira muitas vezes “solitária”, especialmente nesses primeiros anos de “peregrinação”. Polastro também lembrou que São Paulo, e principalmente o seu interior, onde atuarão os novos juízes da 15ª, é um espaço de características “superlativas”, multicultural, e todos os setores da economia, em algum momento, serão depositados na mesa do magistrado para julgamento. 

O vice-procurador-chefe do MPT, Ronaldo Lira, deu as boas-vindas aos empossados, salientando as dificuldades próprias da carreira da magistratura. O procurador também lembrou que o TRT-15 tem um histórico de questões complexas, que vão desafiar os novos juízes, mas também, em contrapartida, detém uma jurisprudência muito sólida.

A VPA do TRT-2, desembargadora Maria Elizabeth Nunes, saudou os 17 empossados na pessoa do juiz Éber Rodrigues da Silva, que atuou como seu juiz auxiliar, e reconheceu sua excelência tanto para o TRT-2 quanto para a Justiça do Trabalho, e agora, passa a contribuir no TRT-15, um “tribunal-irmão”.

Coube ao juiz Éber Rodrigues da Silva, por sua precedência por antiguidade, fazer a saudação aos empossados. Em seu discurso, o magistrado destacou três pontos importantes que, segundo ele, expõe os seus sentimentos comuns: gratidão, caminhos de vida e luta. Gratidão pela família, por compartilhar sorrisos e secar lágrimas, ao tribunal de origem, “que nos moldou juízes” e, também, ao TRT-15, que nos recebe com alegria. Por mais diferentes tenham sido os caminhos da vida, eles nos trouxeram hoje para o mesmo destino. Para alguns, representa a volta para casa, para outros, São Paulo é um berço seguro de tratamento de problemas de saúde para nossos familiares. Por fim, o magistrado exaltou a luta como forma de “combater a ansiedade, luta para abrir as portas fechadas e, principalmente, pela nossa felicidade”.
O magistrado encerrou com uma frase do escritor Érico Veríssimo, de que “quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento”, e desejou que “ventanias soprem em proveito da Justiça Social”.

Ao dar as boas-vindas aos empossados, o presidente Samuel Lima destacou a vantagem de receber juízes já “traquejados”, com experiência de outros tribunais, para compor o quadro de magistrados num tribunal de vanguarda como é o TRT-15, com tradição de importantes decisões como a tese de demissão em massa desde que fundamentada, ou o julgamento do caso Shell/Basf, por exemplo. Também destacou ser o segundo tribunal do país em movimentação processual, o que também se torna um desafio para os julgadores. Mesmo assim, o presidente conclamou a todos para que se sintam absolutamente “em casa” e que mantenham a alegria dos tempos da primeira posse. “Não temos o direito de ser carrancudos… precisamos renovar os sonhos. Sabemos que a magistratura não é fácil, e não se é juiz impunemente, mas sou muito feliz e tenho orgulho de ser juiz”, concluiu.

Os 17 juízes que tomaram posse no TRT-15 (Ordem de antiguidade):

1) Ênio Borges Araújo Campos (oriundo do TRT da 8ª Região);
2) Eduardo Santoro Stocco (oriundo do TRT da 2ª Região) (posse telepresencial);
3) Patrícia Rebouças Franceschet Guimarães (oriunda do TRT da 2ª Região);
4) Simone Akemi Kussaba Trovão (oriunda do TRT da 23ª Região);
5) Andreza Soares Pinto (oriunda do TRT da 14ª Região);
6) Éber Rodrigues da Silva (oriundo do TRT da 2ª Região);
7) Ricardo Tsuioshi Fukuda Sanchez (oriundo do TRT da 2ª Região);
8) Walmir Affonso Júnior (oriundo do TRT da 14ª Região);
9) Murilo Izycki (oriundo do TRT da 8ª Região);
10) Fernanda Endler Lima (oriunda do TRT da 8ª Região);
11) Fabricio Martins Veloso (oriundo do TRT da 23ª Região);
12) Érica Kazumi Nakamura (oriunda do TRT da 8ª Região) (posse telepresencial);
13) Pedro Augusto Vechi Moreira (oriundo do TRT da 8ª Região) (posse telepresencial);
14) Carolina Ventin de Oliveira Prates (oriunda do TRT da 8ª Região) (posse telepresencial);
15) Thiago Oliva Lamboia (oriundo do TRT da 14ª Região) (posse telepresencial);
16) Carla Gabriella Grah Sens (oriunda do TRT da 14ª Região) (posse telepresencial); e
17) Leandro Moreira Donato (oriundo do TRT da 8ª Região).

Unidade Responsável:
Comunicação Social
Sex, 12/07/2024 – 20:48