Juíza Rosana Leão toma posse como titular da VT de Barretos

  • Categoria do post:Outros

Juíza Rosana Leão toma posse como titular da VT de Barretos

anasiqueira

Sex, 21/06/2024 – 18:07

Juíza Rosana Leão toma posse como titular da VT de Barretos
Conteúdo da Notícia

Tomou posse nesta sexta-feira, 21/6, como titular da Vara do Trabalho de Barretos, pelo critério de antiguidade, a juíza Rosana Nubiato Leão. Conduzida pelo presidente da Corte, o desembargador Samuel Hugo Lima, a cerimônia realizada no Salão Nobre da Presidência reuniu magistrados, servidores, amigos e familiares da empossada. Entre as autoridades, prestigiaram o evento o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Sérgio Polastro Ribeiro, e o presidente da Comissão Especial de Relacionamento da Seção de São Paulo da OAB com o TRT-15, Ricardo Ortiz de Camargo. Também prestigiaram a cerimônia as juízas auxiliares da Presidência Daniela Macia Ferraz Giannini e Lúcia Zimmermann, e a secretária-geral da Presidência Adriana Martorano Amaral Corsetti.

#ParaTodosVerem: A juíza posa para a foto sorrindo, no púlpito, com uma caneta à mão prestes a assinar o termo de posse.

#ParaTodosVerem: Doutor Ricardo Ortiz, no púlpito, fala ao microfone.

O representante da OAB, Ricardo Ortiz, abriu os discursos desejando à juíza empossada um trabalho profícuo e um bom relacionamento com os seus jurisdicionados e com a classe dos advogados de Barretos, “uma cidade de economia forte e que certamente deverá gerar muitas demandas na Justiça do Trabalho”. 

#ParaTodosVerem: O juiz Polastro fala ao microfone, no púlpito.

O presidente da Amatra XV, juiz Sérgio Polastro, amigo pessoal da juíza Rosana, destacou suas qualidades de pessoa de um bom humor constante e por suas palavras de incentivo e esperança. O magistrado lembrou que a posse de um juiz titular é sempre uma oportunidade para se reafirmar a importância da primeira instância, “onde aprendemos a reformular até mesmo o que já sabemos, ‘calçar os sapatos das pessoas que clamam por justiça’ e aprender, com empatia e alteridade, a enfrentar os desafios”. Polastro encerrou com uma passagem do apóstolo Paulo na Carta aos Romanos, em que se dirige às autoridades como “servidores” (no original em grego “diaconia”), e lembrou que, em sentido mais amplo, “somos todos servidores”.

#ParaTodosVerem: A doutora Rosana, no púlpito, fala ao microfone.

A juíza Rosana Leão abriu seu discurso com o salmo 126,3 (Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres) para justificar o tempo de espera, quase 17 anos, para viver a alegria do momento da posse como titular de uma VT. A magistrada falou rapidamente de suas experiências como juíza móvel e como juíza fixa, e do quanto esse aprendizado ajudou em sua vida, inclusive para organizar as rotinas de trabalho e família. “Mas agora o tempo é de novos aprendizados e minha oração é para que eu possa, de forma digna, com ética, justiça e sensibilidade, honrar a Deus e ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, bem como a todos que se socorrem da Justiça do Trabalho”.

#ParaTodosVerem: Doutor Samuel fala ao microfone, no púlpito.

O presidente Samuel afirmou que conheceu a juíza Rosana ainda quando atuava como corregedor, e se encantou com sua forma de trabalhar “em meio a uma vara muito conturbada, num período difícil, e que ela se destacava como um ‘ponto de paz na confusão’”. O magistrado ressaltou também que em Barretos, apesar de ser conhecido por sua Festa de Peão, para ele o exemplo melhor é o Hospital do Câncer, cujo diretor exerce uma gestão humanizada, cuidando das crianças com um diferencial cristão. Da mesma forma, o presidente exortou a juíza Rosana a atuar na magistratura nesta nova jornada que se inicia em sua vida.

Sobre a juíza

Rosana Nubiato Leão nasceu em 23 de maio de 1972, em Araçatuba, São Paulo. Graduou-se pela Faculdade de Direito de Araçatuba em 10 de dezembro de 1993. Iniciou sua carreira na magistratura na 5ª Região, tribunal trabalhista baiano, em primeiro de agosto de 2007. No mesmo ano, em 3 de dezembro, transferiu-se para o nosso TRT-15 por permuta. Nos últimos anos, estava fixada na Vara do Trabalho de Andradina, e hoje chega à titularidade da Vara do Trabalho de Barretos pelo critério de antiguidade. Sua promoção foi aprovada ontem em Sessão Administrativa do Órgão Especial deste Regional.

Unidade Responsável:
Comunicação Social
Seg, 24/06/2024 – 14:44