Inauguração da Secretaria Conjunta dá sequência às comemorações dos 80 anos da JT em Sorocaba

  • Categoria do post:Outros

Inauguração da Secretaria Conjunta dá sequência às comemorações dos 80 anos da JT em Sorocaba

nelipimenta

Seg, 02/09/2024 – 17:52

Inauguração da Secretaria Conjunta dá sequência às comemorações dos 80 anos da JT em Sorocaba
Conteúdo da Notícia

Na última terça-feira, 27/8, o presidente e a corregedora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargadores Samuel Hugo Lima e Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza, conduziram a cerimônia de inauguração oficial da Secretaria Conjunta de Sorocaba e Piedade, fruto do Projeto Especializa & Equaliza, idealizado pela Corregedoria Regional. O evento fez parte do programa de comemoração pelos 80 anos da implantação da 1ª Vara do Trabalho de Sorocaba, instalada em 31 de agosto de 1944.

#ParaTodosVerem: presidente e corregedora descerram placa de implantação do Projeto Especializa e Equaliza

O projeto Especializa & Equaliza criou um modelo de secretarias integradas e macroequipes especializadas, divididas por fases processuais (conhecimento, liquidação e execução), visando dar maior celeridade à tramitação processual, por meio da parametrização das rotinas de trabalho. A implantação do projeto no Fórum Trabalhista de Sorocaba teve início em novembro de 2022, com posterior adesão da Vara do Trabalho de Piedade, em julho de 2023. Foi a primeira vez que a secretaria de uma vara única passou a integrar a Secretaria Conjunta de um Fórum do TRT-15.
O evento teve início com o descerramento da placa que simboliza a inauguração oficial da Secretaria Conjunta das Varas do Trabalho de Sorocaba e Piedade. O ato foi realizado pelo presidente e pela corregedora do TRT-15.

#ParaTodosVerem: presidente Samuel fala ao microfone.

Ao comentar a dupla celebração do dia, 80 anos da JT em Sorocaba e inauguração oficial da Secretaria Conjunta, o presidente Samuel Lima pontuou que o “momento simboliza a concretização de um projeto inovador, que reflete o compromisso contínuo com a eficiência e a celeridade”. O magistrado falou também de seu receio com a experiência proposta pela Corregedoria da 15ª Região, o que se transformou em alívio e orgulho diante dos bons resultados, reconhecidos, inclusive, pela corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, que classificou o projeto como uma “ótima e eficiente alternativa”, e já pode ser considerado um avanço para a instituição.

#ParaTodosVerem: Ao lado do juiz Belloti, corregedora Rita Penkal fala ao microfone.

Nas palavras da corregedora regional, desembargadora Rita Penkal, “o projeto Especializa & Equaliza representa um avanço importante para a Justiça do Trabalho, promovendo inovação, especialização e uma abordagem mais eficaz na gestão dos recursos e processos”. Sem perder de vista a história de sucesso e respeitabilidade da JT, a desembargadora falou da importância de mudanças da cultura organizacional, com a incorporação de novas tecnologias e metodologias. Apontou o projeto Especializa e Equaliza como um “exemplo claro” de como essas mudanças podem transformar positivamente a atuação jurisdicional.

#ParaTodosVerem: juiz Rinaldi fala ao microfone, enquanto é observado pelos desembargadores Samuel, Rita e João Batista.

O juiz diretor do Fórum Trabalhista de Sorocaba e coordenador local do projeto, Valdir Rinaldi Silva, também mencionou o sentimento inicial de preocupação com a proposta, que resulta em uma profunda mudança das estruturas. Após dois anos do início da implantação do projeto em Sorocaba, o magistrado comemorou os resultados obtidos, que revelaram redução no acervo de processos e aumento dos índices de produtividade das varas integrantes. Rinaldi finalizou seu discurso renovando a esperança de que a melhora seja crescente e duradoura.

#ParaTodosVerem: macrogestora Erileine fala ao microfone.

Segundo a macrogestora Erileine Hardeman Benetti, a reunião das secretarias está trazendo resultados inspiradores, diminuindo o tempo de tramitação processual em todos os aspectos. Ao traçar um paralelo com as transformações tecnológicas que trouxeram mudanças para a Justiça do Trabalho, a servidora classificou o novo método de trabalho como uma evolução de costumes. Para ela, “da forma como desenhado, o Especializa e Equaliza é um projeto solidário, mais eficiente e justo”.

#ParaTodosVerem: juiz Polastro e desembargadores Samuel, Rita e João Batista posam para foto.

O presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Amatra XV), juiz Sérgio Polastro Ribeiro, falou do apoio da entidade ao Projeto Especializa e Equaliza e da importância de adoção de medidas que visem melhorar a eficácia da atividade jurisdicional e a qualidade de vida de magistrados e servidores.

 

Visita ao Complexo Ferroviário de Sorocaba

#ParaTodosVerem: três magistrados posam para foto ao lado de diretor da ferroviária.

Ainda na terça-feira, 27/8, o presidente do TRT-15, Samuel Hugo Lima liderou uma comitiva de magistrados na visita ao Complexo Ferroviário de Sorocaba, maior conjunto remanescente da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, uma das principais ferrovias paulistas. O complexo, formado por antigas oficinas de vagões, carros e locomotivas, é declarado Patrimônio Cultural Material da Cidade.

 

Palestras e Seminários
O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região foi palco do seminário “80 anos da Justiça do Trabalho de Sorocaba – SMetal e TRT-15, há décadas unindo forças pelos direitos dos trabalhadores”, promovido em comemoração ao aniversário da Justiça do Trabalho de Sorocaba. A abertura do evento, realizado na manhã de 27/8, contou com a presença do presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, e do presidente do SMetal, Leandro Cândido Soares.

#ParaTodosVerem: quatro homens e uma mulher posam para foto.

O primeiro painel de debates foi composto pelo vice-presidente judicial do TRT-15, desembargador João Alberto Alves Machado, pela juíza aposentada do TRT-3, Ana Maria Espi Cavalcanti, e pelo coordenador do departamento jurídico do SMetal, Imar Eduardo Rodrigues.

#ParaTodosVerem: três homens estão sentados em cadeiras no palco, sendo observados pelo público.

O desembargador aposentado Lorival Ferreira dos Santos, presidente do TRT-15 no biênio 2014-2016, o presidente do SMetal, Leandro Cândido, e o conselheiro do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Fausto Augusto Junior, compuseram o segundo e último painel.

#ParaTodosVerem: dois juízes e duas juízas posam para foto.

A cidade de Votorantim, que faz parte da jurisdição de Sorocaba, também sediou um dos eventos preparados para a semana. O Teatro Municipal recebeu o seminário “Provas Digitais”, que aconteceu na noite de quarta-feira, 28/8, e reuniu magistrados, servidores, advogados e estudantes.
Sob a coordenação do desembargador do TRT-15, Renan Ravel Rodrigues Fagundes, as juízas Ana Cláudia Pires Ferreira de Lima, diretora do Fórum de Bauru, e Ana Paula Silva Campos Miskulin, titular da VT de José Bonifácio, discorreram sobre produção e análise de provas digitais no processo do trabalho.

#ParaTodosVerem: membros da mesa de abertura estão sentados em cadeiras no palco.

Compuseram a mesa de abertura o desembargador do TRT-15, Renan Ravel, o juiz diretor do Fórum Trabalhista de Sorocaba, Valdir Rinaldi Silva, a juíza titular da 3ª VT de Sorocaba, Cecy Yara Tricca de Oliveira, o presidente e o vice-presidente da Subseção de Votorantim da Ordem dos Advogados do Brasil, Ricardo Tadeu Strongoli e Eduardo Munhoz, a conselheira estadual da OAB, Flávia Mendes, a presidente da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB local, Kátia Aline Lopes, o vice-prefeito de Votorantim, Rodrigo de Melo Kriguer, o comandante do Comando de Policiamento do Interior 7, coronel Denis Izumida, o vice-presidente da Associação Comercial de Sorocaba, Nilton Cesar, o gerente do Sicredi, Alexandre Piccini, e Antonio Gavioli e Renato Delagnese, representando, respectivamente, as classes empresária e operária de Sorocaba e região.  

#ParaTodosVerem: componentes da Banda Marcial tocam instrumentos.

O evento contou com apresentação da Banda Marcial do Colégio Mônaco, que, regida pelo maestro Rafael Oliveira, reproduziu o Hino Nacional e as canções “Evidências”, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, e  “Livin’ on a prayer”, de Desmond Child, Jon Bon Jovi e Richie Sambora.

#ParaTodosVerem: pessoas posam para foto, enquanto exibem medalhas.

Em todos os eventos, o TRT-15 homenageou personalidades que fazem parte da história da Justiça do Trabalho, presenteando-os com medalhas especialmente cunhadas para a celebração dos 80 anos da JT em Sorocaba.

Unidade Responsável:
Comunicação Social
Seg, 02/09/2024 – 17:52