Dia da Sobrecarga da Terra
marianaaassuncao
Qui, 01/08/2024 – 09:51
Em 1º de agosto de 2024, o mundo atinge mais uma vez o Dia Mundial da Sobrecarga da Terra, data em que a demanda da humanidade por recursos naturais supera a capacidade de regeneração do planeta naquele ano. Essa data, calculada pela Global Footprint Network, serve como um alerta acerca da necessidade de mudança de hábitos e construção de um futuro mais sustentável.
Desde o início do cálculo, o Dia da Sobrecarga da Terra tem ocorrido cada vez mais cedo, evidenciando a crescente pressão sobre o planeta. Em 1971, ocorreu em 25 de dezembro, sendo antecipado para 20 de novembro, em 1981, e para 20 de outubro, em 1991. Em 2001, a data adiantou-se para 13 de setembro e, dez anos depois, em 2011, para 6 de agosto. No ano passado, foi registrada em 2 de agosto de 2023.
Para garantir a sustentabilidade do planeta e a prosperidade da humanidade, a data limite para o Dia da Sobrecarga da Terra precisa ser postergada. A meta ideal é atingir a sustentabilidade, ou seja, viver dentro dos limites do planeta, consumindo apenas os recursos que ele é capaz de renovar durante um ano. Essa mudança exige uma transformação profunda nos padrões de consumo e produção, com foco na eficiência, na redução de desperdícios e na transição para uma economia circular.
Nesse contexto, o TRT da 15ª Região tem se dedicado a implementar medidas com o objetivo de reduzir seu impacto ambiental. Dentre essas ações, podemos citar: transições energéticas gradativas em suas unidades para fontes de energia renováveis, como a instalação de usinas de energia fotovoltaica; a elaboração do Relatório de Gases de Efeito Estufa, do Plano de Logística Sustentável e da Política de Responsabilidade Socioambiental; e a utilização do Guia de Contratações Sustentáveis da Justiça do Trabalho. Tais ações atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, entre os quais: ODS 7 – Energia Acessível e Limpa; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 13 – Ação Contra Mudança Global do Clima.
Maiores informações podem ser obtidas na página da Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade.
Coordenadoria de Sustentabilidade, Acessibilidade e Integridade