Antonia Sant’Ana e Levi Tomé são empossados como desembargadores, e Tony Carmona assume a VT de Barretos
anasiqueira
Qui, 14/11/2024 – 19:35
No final da tarde de quinta-feira, 14/11, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Samuel Hugo Lima, deu posse a dois novos magistrados, que passam a compor a Corte do TRT-15. Foram promovidos os desembargadores Antonia Sant’Ana e Levi Rosa Tomé, que ascenderam ao segundo grau de jurisdição, respectivamente, pelos critérios de antiguidade e merecimento, em vagas decorrentes da aposentadoria do desembargador Luiz Roberto Nunes e do falecimento da desembargadora Maria Madalena de Oliveira. Na mesma solenidade, o juiz Tony Everson Simão Carmona tomou posse como titular da Vara do Trabalho de Barretos. O magistrado alçou à titularidade pelo critério da antiguidade. A cerimônia lotou o Salão Nobre da Presidência, reunindo magistrados, servidores, familiares e amigos dos empossados.
#ParaTodosVerem: Dr. Samuel posa para foto com os três empossados no Salão Nobre da Presidência.
A situação inédita no TRT-15, caracterizada pela promoção conjunta de magistrados nos dois graus de jurisdição, foi mencionada pelo presidente da Corte, que celebrou o momento como uma nova etapa na carreira dos três magistrados. Ao falar das características peculiares de cada um deles, destacou que a experiência e a sensibilidade que lhes são inerentes farão grande diferença na vida de muitos cidadãos. O magistrado ainda mencionou o recente ataque ocorrido na Praça dos Três Poderes em Brasília, declarando a certeza de que os empossados saberão defender e bem representar a Justiça do Trabalho e a 15ª Região.
Com voz embargada e olhos marejados, a desembargadora Antonia Sant’Ana expressou sua gratidão a Deus, família e amigos, especialmente à mãe, que sempre incentivou seus estudos. A magistrada, que iniciou sua carreira como auxiliar judiciário e já foi assistente de juiz de primeiro grau, destacou que, além da realização de um sonho, a magistratura representa o elo de amizade com os colegas de profissão, a quem chamou de “tesouro”.
O desembargador empossado, Levi Tomé, agradeceu a todos que fazem parte de sua história pessoal e na magistratura, especialmente aos pais, à paciente esposa e à filha. Agradeceu aos desembargadores do TRT-15 pela indicação por merecimento, comprometendo-se a fazer jus à confiança depositada pelos pares. Emocionado, falou de seu pai, falecido há pouco menos de 30 dias. Segundo o desembargador, o pai o enxergava como um grande sábio, todavia, na realidade, “tudo que sabe foi o pai que o ensinou: trabalhar, ser honesto e amar as pessoas”.
Além de manifestar sua alegria por ser empossado ao lado de dois magistrados que admira e lhe servem de inspiração, o novo juiz titular da VT de Barretos declarou sentir-se honrado pela renovação do compromisso com a magistratura, após quase 18 anos de exercício do cargo. Para Carmona, a maturidade alcançada em todos esses anos, favorece o enfrentamento da “nova empreitada”.
Heróis
O desembargador aposentado Flávio Allegretti de Campos Cooper (presidente do biênio 2012-2014) falou das características dos empossados. Ao declarar que seus heróis são os juízes, comparou o juiz Tony Carmona a um herói, pelo seu perfil físico e pelo sorriso e bom humor para enfrentar as atribuições do cargo. Parabenizou o desembargador Levi Tomé por sua grandeza, demonstrada pelas várias atuações como auxiliar da Presidência. Sobre a desembargadora Antonia Sant’Ana, falou de sua sabedoria, dedicação e capacidade de enxergar o ser humano.
A representante da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, Regina Urbano, o vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Ronaldo José de Lira, e o presidente da Comissão de Relacionamento da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo com o TRT-15, Ricardo Ortiz de Camargo, também fizeram uso da palavra, para, em nome das instituições que representam, saudarem a conquista dos empossados, lembrados pela trajetória de dedicação, compromisso e ética.
Sobre os empossados
Levi Rosa Tomé
Natural de Porto Feliz, interior do estado de São Paulo, Levi Tomé Rosa nasceu em 20 de outubro de 1962. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Itu e se titularizou mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Norte do Paraná. Tomou posse como juiz do trabalho da 15ª Região em 10/3/1995. Pelo critério de merecimento, assumiu em 19/4/1999 a titularidade da Vara do Trabalho de Ourinhos. Passou à titularidade da Vara do Trabalho de Itu em 4/4/2016, onde encerrou sua carreira na primeira instância. Atuou como juiz auxiliar da Presidência (2010-2014, 2014-2016, 2016-2018, 2022-2023) e como auxiliar da Corregedoria Regional (2021-2022).
Antonia Sant’Ana
Nascida em 5 de abril de 1959, na cidade de São Paulo, a desembargadora Antonia Sant’Ana se graduou em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1983). Ingressou na magistratura do TRT-15 em 8/10/1993, tornando-se titular da Vara do Trabalho de Birigui, em 11/4/1997, pelo critério de merecimento. A magistrada foi titular, também, das Varas do Trabalho de Pindamonhangaba (19/9/1997 a 22/11/1999) e encerrou sua carreira no primeiro grau à frente do Fórum Trabalhista de São José dos Campos, sendo titular da 3ª Vara do Trabalho.
Tony Everson Simão Carmona
Tony Everson nasceu em 1º de setembro de 1977 na cidade de Campinas. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal, em 1999. Posteriormente, ampliou seus conhecimentos com uma pós-graduação em Direito do Trabalho pela Universidade São Francisco, em 2002. Sua carreira na magistratura teve início no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, onde tomou posse como juiz do trabalho substituto em 11 de janeiro de 2008. Antes da titularidade, atuava no Fórum Trabalhista de Sorocaba.